Eae galera, como estamos?

Por aqui preparação total para o BSOP Millions, será a primeira vez que vou jogar o BSOP e também primeira vez que jogarei um evento grande live. Estou ansioso e ao mesmo tempo confiante. No próximo post quero falar um pouco disso com vocês.

Hoje quero falar das jogadas mais comuns que fazemos durante os torneios para que vocês tenham uma base legal e saibam um pouco mais do que podem estudar por conta.

Primeiro quero falar do pré-flop, onde a mão está começando. Quando decidirmos jogar a mão, nunca devemos entrar nela dando limp, ou seja, apenas igualando a aposta do big blind. Isso porque perdemos simplesmente perdemos a chance de ganhar as fichas que estão na mesa já no pré-flop e também porque é mais fácil ganharmos as fichas no pós-flop quando somos os agressores iniciais. Lógico que terão várias vezes em que alguém irá dar raise antes de você e você não tenha uma mão boa para dar a 3bet, aí não há problema algum em pagar para jogar em posição e tudo mais, mas sempre quando a mesa vem em fold até você e você decide jogar, tem que ser dando raise certo?

C-bet ou continuation bet é a ação quando o agressor pré-flop (aquele cara que deu raise primeiro ali de cima), continua apostando no flop. Isso é a c-bet. Jogada muito usada no dia-a-dia e muito lucrativa também, desde que seja feita analisando o flop e pensando em como o nosso range de agressor pré-flop se encaixa em cada flop que abrir e como o range do agressor se encaixa nesse flop também, depois disso decidir se vai continuar apostando e quanto irá apostar.

3bet pré-flop é uma jogada muito lucrativa e que não é sempre usada ou bem usada pela maioria do Field. 3bet é a terceiro raise, ou seja, no pré-flop, o raise do big blind é o primeiro, aí alguém aumenta a aposta mínima e você vai lá e aumenta essa aposta, isso mesmo, vc 3betou alguém RS. Ela é lucrativa porque geralmente demonstra força, e muitas vezes é força mesmo. Digamos que você tem AA no botão, e o cara do meio da mesa deu raise, você irá 3betar 99% das vezes para jogar um pote maior contra ele em posição e tudo mais. Ok, fazer essa 3bet quando temos valor é moleza, mas temos que pensar também em fazer essa 3bet quando não temos valor, fazê-la por blefe. Quando isso acontece chamamos ela de 3bet ligth, não porque a aposta foi menor (pois o raise da 3bet deve ser o mesmo tanto por valor quanto por blefe) mas sim por estarmos com um jogo mais fraco do que aparentamos ter. Para colocar a 3bet ligth no nosso arsenal, temos que primeiramente ter coragem de colocar mais fichas no jogo e montar um range para essa jogada que possa se defender quando tomar call.

Está certo que tem muito mais jogadas que são aplicadas durante o jogo, e muitos mais conceitos envolvidos, mas minha intenção desde o primeiro post dessa série era trazer uma pincelada do básico para mostrar o que vocês podem procurar pra estudar. Tem muito conteúdo gratuito na internet que aborda todos esses assuntos que eu trouxe, tanto em inglês como em português, além das escolas de poker que falam disso de uma maneira mais aprofundada também. Temos que ter em mente que o poker é um jogo em que as pessoas vão aprendendo e se adaptando a cada dia, e quanto mais rápido e melhor você fizer isso, melhor jogador você será.

Quem vem pro BSOP? Se vier vamos trocar mais umas ideias lá hein!
Boa sorte nas mesas! VAMOOO